A
Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário
educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua
ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.
Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e
funcionais frente a essa nova tecnologia.
Vivemos
em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças
principais. Conceber a Informática apenas como uma ferramenta é
ignorar sua atuação em nossas vidas, é cercear assim, todo o
processo de desenvolvimento da escola como um todo e perder a
oportunidade de fortalecer o processo pedagógico.
Pensando
desta forma a Escola Estadual Jardim das Flores, desenvolverá as
seguintes ações no Laboratório de Informática para o ano de 2012.
-
Socializar informações sobre a importância do uso do computador
como uma ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem,
familiarizando-o e sensibilizando-o com o hardware e os software
educativos, para que eles possam desenvolver competências na
aplicação da Informática Educativa nas suas práticas pedagógicas;
estabelecendo as diferenças entre informática e informática
educativa;
-
Proporcionar ao professores a aquisição de conhecimentos e
convicção quanto às vantagens e os riscos das metodologias de
informática a adotar na escola,
- Curso
para os professores no LIED com o projeto Inclusão Digital;
preparando os professores no uso do computador como ferramenta
pedagógica e para a elaboração dos projetos
-
Assessorar professores na construção de projetos pedagógicos que
despertem o interesse dos alunos pela utilização do LIED,
possibilitando assim a integração da Informática Educativa;
-
Compreender o funcionamento dos equipamentos e sua utilidade com os
alunos, auxiliando-os as utilizar jogos e sites educativos adequados
para a faixa etária;
- Explorar
atividades de leitura e escrita, ampliando a expressão escrita e
oral; softwares aplicativos, softwares educacionais e a desenvolver
competências de obtenção e utilização da internet para pesquisa.
Técnica:
Wilma e Beatriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário